quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O combustível de uma mente

Atravessa-me. Mas não me deixa indiferente. Nunca deixou. E continua a ter um efeito esmagador naquilo que sou. Em todas as alturas. Tanto tem o efeito de me fazer querer ser mais como me acalma e me faz não me mexer. Tanto me acalma como me dá energia. É uma vacina da alma. Com ela, estamos habilitados a viver melhor. Mais alegres, mais felizes. Tranquilos e estáveis porque há alguém, algures, que fez a música que sempre quisemos ouvir, que escreveu a letra que parece aplicar-se directamente à nossa própria vida.

A música é transversal a todos nós. Todos temos uma relação estreita com ela. Eu, tu, o nosso vizinho do lado, aquelas pessoas que amamos e também aquelas que odiamos. Toda a gente ouve música. Ninguém lhe é indiferente. A música é ubíqua. Ouvimo-la mesmo quando não nos apetece, somos cercados por ela a toda a hora. Ao mesmo tempo, a música é intemporal na sua antiguidade. Não sabemos quando apareceram os instrumentos musicais porque, em qualquer escavação arqueológica, lá estão os tambores feitos com pele de animais ou as flautas feitas de osso. Em certa medida, a música nasceu connosco. Connosco enquanto indivíduos mas também enquanto Humanidade.

Lembrei-me disto porque, a caminho de mais um dia de escrita - afinal de contas é o que faço da vida -, faltava a música. Sem ela, a inspiração e o empurrãozinho de que preciso para ultrapassar o síndrome da página em branco simplesmente não surgem.

Felizes seres os que nasceram com um espírito musical. O acto de segurar num instrumento musical e reproduzir uma melodia é transcendente. Quando seguramos numa guitarra e conseguimos fazer o que um dos nossos artistas favoritos compôs há uns tempos temos a sensação divina de já não fazermos parte deste planeta.

Ainda mais felizes os que sabem compor peças que nos dão alento para as tarefas que, por vezes - a uns mais que outros -, nos aborrecem. Mas verdadeiramente felizes são os que tiveram, têm e terão a honra de partilhar uma era com brilhantes mentes musicais.

Sem comentários:

Enviar um comentário