terça-feira, 20 de novembro de 2012

Estranhos esgares

Um sorriso aligeira qualquer ambiente. Um riso agita. Um sorriso acalma. Aquele esgar torna mais amigável qualquer rosto; a forma como os lábios se curvam para deixar à mostra mais de uma dezena de dentes é definidora de que tudo está em equilíbrio.

Seja quem for que nos atire um sorriso, por muito bom ou mau estado em que esteja aquela boca, a nossa reacção natural e imediata é a de bater essa bola, atirando ao outro o simpático gesto facial, espelhando e reflectindo um suposto estado de alma.

JB tem razão quando diz que um sorriso é o melhor a oferecer quando não há palavras a dizer. Significa que tudo está bem. Significa que este é o caminho. Significa que o bem-estar é recíproco.

Mas não. Quanto mais próximas são duas pessoas, menor é a força de um sorriso. Se não há nada a dizer, algo vai mal. Quem cala guarda algo. Quem sorri, esconde. "She just smiles and puts you down", canta uma banda inglesa, simulando uma resposta menos boa a uma declaração de amor.

Entre dois estranhos, um sorriso é uma simpatia que aproxima duas almas. Entre dois amantes, um sorriso simboliza uma simpatia que afasta, uma simpatia que deixou de ser algo mais.

"Sorri se não tens nada para dizer" - JB

Sem comentários:

Enviar um comentário