sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Histórias que fazem a nossa História

Hoje, mais que nunca, valorizam-se as experiências. Já fiz isto ou aquilo, já estive ali ou noutro lugar qualquer. É isto que apimenta a vida, que lhe dá vida dentro de si mesma. Já me aconteceu isto, num dia em que até nem estava a contar que a minha singela existência me desse uma lição.

A vida é como um cheesecake de morango. Quanto mais frutos houver na cobertura, mais apetitosa parece. As histórias que compõem o nosso dia-a-dia, aquelas que vale a pena contar, aquelas que animam jantares ou simples convívios no meio da rua, são os morangos que fazem com que os outros queiram provar uma fatia daquilo que somos.
Dei-me conta disto há uns dias, quando contava, num café entre bons amigos, algumas das minhas maiores aventuras resultantes da minha actividade profissional. As gargalhadas que dali vinham representavam, por si só, duas coisas distintas. A minha satisfação da partilha destas experiências e o interesse deles em aprender ou simplesmente divertir-se com as minhas histórias.

É isso que faz com que uma vida seja boa. As histórias. As boas, as más, as que nos fazem aprender, sonhar, sonhar ou simplesmente rir. Não sei se há um sentido para este curto período de tempo que passamos cá. Mas, na ausência de provas da existência de um Além ou mesmo de um deus, resta-nos desfrutar das nossas histórias, partilhá-las com os outros. E, claro, ouvir também o que cada uma das pessoas à nossa volta tem para nos dizer. É essa a riqueza de existir.
 
P.S.: Viver não é o mais importante, ainda assim. O mais relevante é o pensamento, é o ensinamento que retiramos de cada experiência. Ou, como dizia o pai do NLA, "põe um burro a andar à volta de um poço e ele nunca saberá dizer-te o que é uma circunferência".
“Getting someone to laugh is like dope, is like getting heroine straightly injected in your heart” – CO’B

Sem comentários:

Enviar um comentário