quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Desinspirado por uma constipação

Há dias em que, por mais que se tente, nada de valor acrescentado sai das nossas cabeças. Seja um trabalho bem feito, um desabafo assertivo ou mesmo um texto mais ou menos repenicado para um blogue. Ontem foi um desses dias. Tolhido por uma constipação que me mirrou a massa cinzenta, não fui capaz de escrever mais que quatro palavras seguidas. Nem sequer li uma única página de um livro. Quem me conhece bem dirá, certamente, "a gripalhada foi forte". Foi mesmo.

Hoje estou melhor, mas na ressaca de uma coisa destas que nos atropela como se fosse um autocarro desgovernado. Nariz a pingar, tosse de morte, cabeça atordoada que faz o corpo cambalear e os sentidos toldados ao máximo. Dizem que tenho de trabalhar mas a vontade é a mesma de meter os dedos na torradeira - ligada, claro.

Por este testezinho, vejo que as minhas ideias andam a voltar ao lugar e que a minha pequenita capacidade de fazer metáforas estapafúrdias mas elucidativas regressou. Portanto, estou apto.

É engraçado ver como quando estamos assim, em baixa forma intelectual, nenhum estímulo exterior nos faz pensar ou ficar maravilhados. Aquilo que mais nos interessa, sem dúvida, é o nosso bem estar. Como se disséssemos, "quero lá saber do cãozinho que foi adoptado, bom bom era esta dor de garganta ir para o raio que a afunde".

As últimas horas foram plenas de acontecimentos que, não fosse eu estar adoentado, talvez dessem boas histórias para partilhar. Tenho de as apontar e preparar floreados que as tornem ainda mais interessante. Fica a promessa.

Ainda assim, aquilo que mais me abismou foi mesmo o poder que tem um pormenor que nos afecta directamente a vida. Só somos capazes de encontrar conforto ou maravilhamento nas grandes questões: a vida, a morte, o amor... Mas vem uma coisita de nada, como uma constipação, e tudo deixa de fazer sentido. Obrigado à sósia de uma cantora de música ligeira portuguesa que me alertou para este facto.

Sou um estupor egoísta. Como todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário